terça-feira, 2 de abril de 2019



Por que ensinar às crianças uma mentalidade de crescimento. 

Por Monica Pontes

Olá! Estamos de volta ao nosso blog, puxa...demorou né!? Mas estamos de volta para trocar experiências com vocês!

Nosso primeiro tema do ano "Por que ensinar às crianças uma mentalidade de crescimento" foi parte da Oficina da Família, que como sempre lembramos, é parte importantíssima do sucesso escolar. 

Os elementos mais precoces das funções cerebrais com as interações pais-filhos expandem-se muito nas brincadeiras e florescem em atividades acadêmicas, sociais e recreativas. Sabedores disso, os pais, cada vez mais, se apropriam de conhecimentos que podem melhorar o desenvolvimento infantojuvenil saudável. 

Então vamos lá ao nosso tema!

Estudos comprovam que quando praticada a mentalidade de crescimento, as crianças aprendem a se adaptarem à várias circunstâncias e superá-las acreditando em si mesma e confiantes em suas próprias habilidades. Assim como as pessoas, as situações também podem mudar e ensinar a mentalidade de crescimento é ensinar a capacidade humana de relisiência que cada um traz dentro de si.


Como fazer isso com as crianças? É simples! Leiam algumas sugestões:

1. Ensine que tudo pode ser melhorado;

2.Ensine como o cérebro funciona à medida que se aprende. Quanto mais se pratica mais ele forma novas conexões e assim fica mais fácil cada nova tentativa ou aprendizagem;

3. Ao invés de: "Eu não posso fazer isso"
                       "Eu ainda não aprendi como fazer isso";

4. Elogie o esforço sobre o resultado. Ao invés de: "Você é tão inteligente", elogie o esforço que ele colocou nele: "Você trabalhou muito para resolver esse problema";

    O elogio promove um senso interno de autoeficácia porque reforça que os sucessos são devidos aos esforços individuais de cada um e é algo que a criança pode controlar;

5. Mostre suas lutas, você também aprende. O fracasso é o trampolim para o crescimento;

6. Às vezes você ganha, às vezes você aprende;

7. Diga palavras de incentivo.


É um bom começo para trabalharmos uma nova consciência dentro da sociedade atual que só prevalece e mostra, em sua maioria, coisas ruins. Vamos dar um passo em direção ao belo, às boas emoções, amizades, ao querer bem cada coisa que façamos. Termino o post com a imagem da vivência que fizemos com as famílias, dentro desse tema, mostrando como é possível estreitar nossa comunicação com nossos filhos através do brincar. 



Nessa prática ensinamos algumas brincadeiras que facilitam os processos de aprendizagem, controle inibitório, coordenação óculo manual, entre outras possibilidades.

" É no brincar, e talvez apenas no brincar, que o adulto ou criança 
fruem sua liberdade de criação."
Winnicott

Até o próximo post! Comentem, compartilhem, deêm sugestões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário