terça-feira, 9 de outubro de 2018

POR QUE O TRABALHO COM A FAMÍLIA É IMPORTANTE. Por Monica Pontes




Por que o trabalho com a família é tão importante? É inegável que para uma boa formação e uma base forte para enfrentar a vida começa na família. É por isso que em todos atividades que praticamos a família possui um espaço especial.

Relacionamentos positivos com os pais é um dos principais pontos a serem cuidados, pois sabemos que uma educação caracterizada por baixos conflitos, altos níveis de apoio e uma comunicação aberta são especialmente importantes para o desenvolvimento e comunicação infantojuvenil. Já foi demonstrado através de pesquisas que esse relacionamento saudável reduz propensão às drogas, álcool e depressão.

Essa preocupação com uma boa comunicação começa já na tenra infância e é importante que isso seja considerado, pois é ela que fortalecerá e facilitará essa relação quando os filhos forem adolescentes. 





O primeiro passo para que haja uma boa comunicação é dar espaço para o brincar. Brincar só, com os amigos e, principalmente, com os pais. Essa foi a temática que levamos para o evento "Seja Original Pais e Filhos", a convite da Janiny Almeida, um evento super caprichado para a família.

Então vamos falar sobre a importância desse brincar?






A primeira dica é brincar prestando atenção à criança, buscar seu olhar, compartilhar a brincadeira, sem celulares por perto!
O brincar, além de estreitar os laços afetivos, contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.



Não julgue a brincadeira da criança, observe os sinais.

É no tempo reservado ao brincar que deixam sair os conflitos psíquicos e as tensões.

Dê espaço para a criatividade, fuja dos brinquedos "prontos".

As brincadeiras estimulam a curiosidade e a criatividade da criança, além de desenvolverem a comunicação.

Use e abuse da natureza, ela é o primeiro brincar lúdico e possui infinitas possibilidades.

Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. Brincar com seu filho é oportunidade para criar, experimentar, perder, ganhar, conquistar autoconfiança. 


Aproveite o brincar em todas as idades!

Até o próximo post! Deem sugestões, compartilhem, troquem experiências.

Monica Pontes😏



Nenhum comentário:

Postar um comentário