segunda-feira, 16 de julho de 2018

Beleza Matemática



Imagem relacionadaOi! Estou aqui novamente para falar dessa ciência tão especial que é a Matemática.
No primeiro post falamos um pouco sobre o Número de Ouro ou Proporção Áurea.. Ele representa a perfeição da natureza e podemos observá-lo também em conhecidas obras, como Mona Lisa e Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Resultado de imagem para PROPORÇÃO ÁUREA homem vitruviano
Aos olhos humanos, o que torna algo mais belo e atrativo é seu equilíbrio visual, sua proporção harmônica. Já existia esse equilíbrio na natureza, mas como poderíamos reproduzir tamanha perfeição? Podemos agradecer ao nosso amigo Pitágoras, que havia observado uma certa lógica no Universo e percebeu que o número 4 tinha um determinado destaque: 4 pontos cardeais, 4 luas, 4 elementos da natureza e tantas outras conexões. E se na Geometria o 4 é representado pelo quadrado também podemos dizer que a natureza tem bem mais curvas que ele! Através de seus estudos, Pitágoras descobriu os conceitos de Retângulo Áureo e Espiral Áurea que tão bem traduzem essa conexão.
E por que eles são tão importantes? Porque estamos falando de equilíbrio e harmonia, não apenas de beleza. Esses conceitos são usados nas ciências, na arquitetura, nas artes, no design, além de estar presente no nosso próprio corpo. Aliás, você sabia que as próteses dentárias são feitas utilizando o Número Áureo?

Vamos aprender a construir um Retângulo Áureo? Ele é a base para a Espiral Áurea. Essa pequena demonstração é muito fácil e pode ser feita com as crianças, reforçando o conceito de proporção.

1. Desenhe um quadrado
2. Divida o quadrado no meio
3. A partir de um dos pontos formados, com a ajuda de um compasso, faça um círculo até encontrar uma vértice do quadrado
4. Estenda a lateral do quadrado até encontrar o círculo e complete o retângulo
5. Pronto! Você já tem um Retângulo Áureo

Resultado de imagem para retangulo aureo

Essa é uma das construções mais fáceis, existem outras figuras geométricas com proporções áureas. Deixo aqui um vídeo que explica um pouco mais sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=58dmCj0wuKw&feature=player_embedded

E agora? Você vai observar as obras de arte com um novo olhar? Como sugestão deixo uma brincadeira: que tal procurar o Retângulo Áureo nas grandes obras de arte ou construções?

Espero que se divirta com a brincadeira e não esqueça de contar como foi!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário