segunda-feira, 2 de julho de 2018

Vamos falar de Matemática? Por Andréia Pontes

 Matemática?!! Como assim?

Alguns vão considerar um assunto pouco atrativo, principalmente para um primeiro post, mas não os apaixonados por Matemática. Não falo apenas daqueles que são loucos por números, dos que dormem e acordam entre equações, funções e algoritmos e, tampouco, daqueles que reviram teorias matemáticas em busca de novas teorias. Falo também daqueles que percebem a beleza da Matemática. Sim, de fato os números nos cercam diariamente, mas a magia não está nas contas que fazemos, nos problemas resolvidos. Os apaixonados percebem a harmonia de uma música que toca seus corações. E essa harmonia se deve às escalas musicais que Pitágoras tão "matematicamente" observou.




Já ouviu falar dos fractais? São padrões que se repetem, independente de sua escala. Encontramos esse fenômeno na natureza: cada raminho de um floco de neve vai ser parecido com um floco inteiro, por exemplo. E sabe do que mais? Ele pode ser explicado e produzido através de equações matemáticas!

A Matemática é bela. Quem conhece o Número Áureo? Ele é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele quem define a harmonia, proporção e equilíbrio que enxergamos. É ele que nos faz definir o que é belo, ou não, para nossos olhos e está presente na história da humanidade há muito tempo. Podemos observá-lo na construção do Parthenon na Grécia Antiga, passando pelo Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci até os tempos modernos. As grandes construções arquitetônicas, as obras de artes e até os ossos de nossas mãos possuem o Número Áureo em comum. E essa proporção é matemática!

Mas por que estou falando isso? Não tenho a intenção de usar o blog para ensinar a resolver questões matemáticas, que todos conhecem tão bem desde os tempos da escola. Existem vários e ótimos professores que já fazem esse trabalho. O que desejo é compartilhar com vocês esse olhar sobre a Matemática: ela é natural e por mais que tenhamos dificuldade em enxergar, ela está intrinsecamente ligada às nossas vidas. Mostrar que não é preciso ser um cientista, professor, pesquisador ou um amante dos números para gostar de Matemática: basta apenas enxergar a beleza que há nela. Esse é o início de uma trajetória que quero partilhar com vocês.

Enfim, poderia escrever muito mais, a Matemática é especial e está presente em várias situações e, na maioria das vezes, nem nos damos conta. Vai além das medidas corretas em uma receita, em um troco que recebemos e tantas outras situações cotidianas que vivemos.

Essa é a mágica da Matemática: mesmo sem percebermos, gostamos de Matemática ou tem alguém que não se sinta encantado por uma bela melodia, que encontra uma perfeita harmonia graças ao estudos de Pitágoras?

Aliás, sou Andréia Pontes, educadora e apaixonada por Matemática!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário