segunda-feira, 9 de julho de 2018

CINCO ATIVIDADES PARA FAZER COM OS PEQUENOS EM CASA. POR MONICA PONTES




O movimento é uma fonte de bem-estar ao longo da vida. Desde o nascimento, o ser humano utiliza seu corpo para evoluir. O corpo é ao mesmo tempo instrumento de expressão, descoberta, compreensão, sensações, emoções, movimentos, encontros. E é nessa relação de funções motoras e vida psíquica que a psicomotricidade atua, criando oportunidades para desenvolvermos da melhor forma possível.

Assim começamos o post de hoje, mostrando como é importante nosso corpo.

Quando uma criança está confortável com seu corpo aprende e se relaciona melhor e quanto mais estímulos bons a criança tiver, mais estará apta a criar possibilidades e avançar no seu desenvolvimento. Seguindo essa proposta colocamos aqui algumas atividades que certamente vão construir novos saberes e afetos em torno dos nossos filhos. Vamos lá?!

Essas cinco atividades para pais fazerem com seus pequenos em casa, envolvem materiais que já possuímos em casa ou baratos, caso seja necessário comprar. Além disso promovem grande ganho para o desenvolvimento.

1. Encher e esvaziar - Toda criança gosta de brincar de encher potes e esvaziar, você pode escolher potes de vários tamanhos (largos, quadrados, funil, peneira), areia, sementes variadas, macarrão, explorando assim diversos materiais e texturas. Esta brincadeira prepara a criança para noção de peso, quantidade, dentro, fora, cheio, vazio. 

2. Blocos - Os blocos são brinquedos que não podem faltar! Com várias possibilidades de uso, brincar com quantidade, separa por cor, forma, tamanho, empilhar e o que a imaginação infantil criar.
Quando a criança ainda está aprendendo as cores é legal não dizer quando ela erra e sim fazê-lo de forma mais natural possível. Por exemplo: - Você pode me dar o bloco amarelo, por favor? Ela entrega o vermelho. Você diz: - Ah bloco vermelho, obrigada, vamos chamar nosso amigo bloco amarelo para brincar?
Você sabia que ao empilhar a criança internaliza o conceito de crescimento tão importante para o desenvolvimento e autoconfiança?



3. Circuitos - Fazer circuito com lençóis, almofadas rendem boas risadas. Pode brincar de passar em cima, pular o obstáculo, criar uma ilha e brincar dentro e fora. Além de trabalhar ritmo e lateralidade.



4. Bolas - É universal toda criança gostar de bolas. Esta é um item afetivo e agregador. A proposta aqui é construir uma bola junto com a criança. Podemos usar meias, papéis coloridos e "durex". Além de estimular a criatividade, a criança aprende cooperação e estreita os laços afetivos.


5. Massagens - O toque nos traz a natureza sensível do afeto, nos traz alívio, relaxamento. Geralmente é mais comum nos bebês com a "shantala". Mas os pais não devem abandonar essa prática tão cedo, podemos revezar: uma hora os pais fazem, outra o filho e pode ser feita com bolas de diversos tamanhos e terminar com um abraço. Facilita o desenvolvimento do apego saudável, da afetividade, facilitando um bom emocional da criança.
Termino meu post por hoje, convidando os pais a postarem alguma atividade dessas sugestões com a hashtag #desafiomotrixeducação. Podem mandar as fotos que publicaremos no instagram também! Vocês topam a brincadeira?

Até a próxima! Curtam, comentem, compartilhem, dê sugestões!





Nenhum comentário:

Postar um comentário