Todos nós sabemos que a aprendizagem está intimamente ligada à emoção. Isso significa que quando o conteúdo é apresentado de forma prazerosa, o aprendizado ocorre de forma mais consistente e na Matemática é muito importante a memorização. E porque é importante? Alguém duvida que saber algo tão simples quanto a tabuada agiliza o processo matemático? Só que estamos falando de memorização, não de “decoreba”, e ela ocorre apenas quando a aprendizagem é significativa e isso acontece apenas quando os conceitos são construídos e compreendidos. E como fazer a “mágica” acontecer? Na verdade, não existe mágica, apenas processos e recursos que facilitam essa aprendizagem.
As operações matemáticas são um dos conceitos iniciais que aprendemos. Começa assim: um conceito e alguns números que rapidamente se transformam em números cada vez maiores. Parece fácil? Para alguns, sim, para outros, nem tanto. E como podemos facilitar esse processo? Vale lembrar que esses conceitos são lançados nas séries iniciais e associar o lúdico à aprendizagem só enrique o processo. Jogos e construções são sempre uma boa ideia e, abaixo, sugiro uma atividade que, apesar de simples, acredito ser interessante para os nossos pequenos matemáticos.
Como fazer:
Em uma folha papel, escrever a operação matemática que deseja que a criança realize como, por exemplo, 4++4+2, 6-2, 1x4. Lembre-se que o grau de dificuldade depende do nível de aprendizado de cada criança.
Colocar sobre a cartolina um pouco de massinha para que ela possa ser “carimbada” pelas peças de Lego correspondentes aos números utilizados no exercício proposto. Pronto! Agora é só a criança realizar a operação matemática e escrever o resultado.
Essa atividade pode ter inúmeras variações, ela é apenas uma base para sua imaginação. Não tem Lego? Por que não utilizar as pontas dos dedos da criança como "carimbo"? Bateu aquela vontade de brincar com a massinha? Permita que a criança solte toda sua imaginação depois da atividade. Não se esqueça que a massa de modelar é um recurso riquíssimo que estimula a criatividade, além de desenvolver a coordenação motora. Experimente e não deixe de compartilhar conosco!